Home > Pulgas > Doe​nças Transmitidas

Pulgas | Doenças Transmitidas

Além de causar incômodo e irritação no seu cachorro, uma infestação por pulgas pode atingir também a sua casa e a sua família. As principais doenças infecciosas são: bartonelose, tênia do cão e Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasito (DAPE).

 

Bartonelose

A Bartonelose canina é uma doença considerada emergente em vários países do mundo. Trata-se de uma infecção causada por uma bactéria intracelular que pode infectar animais domésticos, selvagens e seres humanos (zoonose).

A bartonelose é causada por bactérias do gênero Bartonella. Os principais vetores da doença para os cachorros são parasitas externos, como pulgas. Após a transmissão pela picada da pulga, as bactérias se multiplicam dentro das células vermelhas do sangue, causando anemia, febre, prostração e perda de peso. Animais imunodeprimidos, filhotes e idosos parecem ser mais susceptíveis ao agente, apresentando quadros mais graves da doença.

A única forma de prevenção é do uso frequente de produtos contra parasitas externos nos animais. CERTIFECT quebra o ciclo de vida das pulgas, matando as adultas e eliminando ovos, larvas e pupas, para evitar a reinfestação.

Tênia do Cão (Verme Dipylidium caninum)

As pulgas podem transmitir doenças parasitárias, como a tênia do cão (Dipylidium caninum). Como é o hospedeiro intermediário desse verme, a pulga, ao ser ingerida pelo cão, libera-o e o verme se desenvolve no intestino do animal. Esse verme pode ser visto nas fezes dos cães ou gatos como um pequeno "grão de arroz". Muitos animais podem ter desconforto, ficando inquietos e fazendo movimentos de arrastar o ânus no chão, o que pode ser um indício de parasitismo.

Esse verme não costuma causar anemia como ocorre com outros, mas sua presença em animais muito pequenos pode causar bastante desconforto.

Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasito (DAPE)

As dermatites alérgicas são muito frequentes em cachorros e gatos e, entre elas, a causa mais comum de alergia é causada pela picada de ectoparasitos. No caso dos cachorros, considera-se que a DAPE é a PRINCIPAL causa de alergia e prurido.

Essa doença ocorre pela picada de ectoparasitos (pulgas, carrapatos ou mosquitos). No caso das pulgas, quando elas picam os animais, inoculam junto com a saliva uma grande quantidade de antígenos que estimulam a formação de anticorpos IGE (responsáveis pelo desenvolvimento dos sintomas de alergia). Como consequência, temos a coceira e as lesões de dermatite, como inflamação, prurido e queda do pelo.

No caso de cachorro com DAPE, recomenda-se a aplicação mensal de CERTIFECT.

​​​​​​